29/10/2025

Acupuntura e Depressão

Introdução

A depressão é um problema de saúde mundial que causa um impacto profundo no bem-estar emocional e físico dos indivíduos. A doença é caracterizada por melancolia, perda de interesse em atividades do cotidiano, perda de energia e disfunções cognitivas. Todos esses sintomas interferem na vida dos pacientes, uma vez que podem ficar incapacitados de exercer funções do dia a dia como estudo, trabalho e cuidados pessoais, podendo causar um grande prejuízo em seu desempenho funcional e na qualidade de vida.

Estudos mostram que mulheres, adolescentes e jovens adultos podem estar mais vulneráveis à depressão, porém não excluem que a doença pode afetar também aos homens e à população mais velha. Também é notável que outras doenças ou ocasiões podem ser um gatilho para o desenvolvimento da patogenia como depressão pós-parto, depressão pós AVC e ansiedade.

 

Acupuntura e depressão

A acupuntura é uma técnica ancestral e não-medicamentosa desenvolvida na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que provoca a resposta do corpo pela inserção e estimulação de agulhas em pontos específicos do corpo conhecidos como meridianos – que são ligados a órgãos internos – para corrigir o desequilíbrio Yin e Yang.

Muitos estudos mostram que a acupuntura pode exercer efeitos antidepressivos através de diversos mecanismos. Existe uma variação de técnicas de acupuntura como a convencional, elétrica e auricular, e sua prática é capaz de provocar analgesia, relaxamento muscular, ação anti-inflamatória, ação ansiolítica leve e efeitos antidepressivos.

O tratamento com acupuntura pode induzir áreas chaves do cérebro e a medula espinhal ao aumento da liberação de diversos neurotransmissores e hormônios como endorfinas e serotonina, que têm um papel fundamental na regulação do humor e no controle do estresse. A técnica estimula o mecanismo de regulação e imunológico do próprio corpo, alterando os níveis de neurotransmissores e promovendo o reequilíbrio do fluxo de energia e sangue.

Portanto, a acupuntura pode promover efeitos relaxantes e calmantes, ajudando a reduzir a ansiedade e melhorando a qualidade do sono, dando apoio à saude e ao bem-estar psicológico de pacientes. É notável que a acupuntura é uma alternativa ou complemento terapêutico seguro e eficaz aos pacientes que têm depressão, entretanto é de suma importância que estes, quando estejam considerando o uso da acupuntura como tratamento, consultem seus profissionais de saúde para garantir que é o tratamento apropriado para sua condição de saúde atual.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.